terça-feira, 1 de julho de 2014

Crítica à escola:

Crítica à escola: vivência e estudo das comunidades de investigação de Matthew Lipman - Fabio Goulart
***
Julgo que é pelo menos curioso o fato de que a maioria das filosofias da educação não fazem o uso de um recurso tão rico de significação quanto a própria vivência do filósofo enquanto aluno em seus tempos escolares. Também não acredito que alguém possa ter passado indiferente a um período tão especial, a ponto de ignorar totalmente as suas próprias vivências escolares na hora refletir acerca da filosofia da educação. Com base nisto este trabalho inicia-se com uma análise crítica das minhas vivências escolares baseadas na reflexão acerca do que aprendi, como aprendi e se de fato aprendi alguma coisa em minha vida escolar. Esta investigação desdobra diversos problemas que necessitam ser dissertados, o fato das crianças entrarem radiantes e curiosas no jardim de infância e aos poucos perderem o interesse pela Escola, tornando-se seres acríticos e desinteressados acaba por revelar a questão chave para todo o desenvolvimento subsequente da argumentação aqui apresentada: Como a Escola deveria ser para tornar-se mais interessante para os alunos, gratificante para os professores e transparente para toda a comunidade escolar?

Sem comentários:

Enviar um comentário