Coimbra desenvolve projecto
para prevenir insucesso escolar
2014-06-28
A coordenadora do projeto, Graciete Franco Borges
Originalmente desenvolvido na Universidade de Mons-Bélgica pelos professores Jean-Pierre Pourtois e Huguete Desmet, com o título “Eduquons ensemble avec Polo le Lapin”, o projetco foi adaptado para a população portuguesa por uma equipa de investigadoras das Faculdades de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) e de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade de Coimbra (UC).
O estudo-piloto, que se vai prolongar até ao final do primeiro ciclo do ensino básico, envolve 18 crianças, de 3 e 4 anos de idade, do Jardim-de- infância de Brasfemes e respectivos pais e educadores e ainda um grupo controlo – sem intervenção (28 crianças do Jardim-de infância de Eiras).
As actividades realizadas até ao momento foram guiadas por dez fascículos (um por cada mês) contendo propostas de tarefas a realizar na escola e em casa, sob a orientação das educadoras e dos pais. Foram igualmente realizadas reuniões mensais com os pais e educadoras para a discussão e reflexão em torno das necessidades da criança e das práticas educativas.
A figura central do projecto é o Coelhinho Polo que circulou entre casa e escola, «levando e recebendo mensagens e tarefas que exploram várias competências das crianças e favorecem as relações entre a escola e a família a fim de optimizar as aprendizagens (no jardim-de-infância) e, mais especificamente, a aquisição de competências linguísticas» explica a coordenadora do projecto, Graciete Franco Borges.
Os primeiros resultados de investigação-acção vão ser apresentados no International Congress on Education, Innovation and Learning Technologies, a decorrer em Barcelona, de 23 a 25 de Julho.
Avança a também docente da Faculdade Psicologia e de Ciências da Educação da UC, «o balanço deste 1º ano piloto foi muito positivo, tendo contado com o envolvimento activo dos pais, das educadoras e das crianças. Este programa, que recorre a metodologias inovadoras, já foi aplicado em outros países europeus e mostrou bons resultados relativamente ao desenvolvimento da literacia e da cooperação escola-família-comunidade».
O estudo-piloto, que se vai prolongar até ao final do primeiro ciclo do ensino básico, envolve 18 crianças, de 3 e 4 anos de idade, do Jardim-de- infância de Brasfemes e respectivos pais e educadores e ainda um grupo controlo – sem intervenção (28 crianças do Jardim-de infância de Eiras).
O estudo envolve 18 crianças, de 3 e 4 anos de idade, do Jardim-de- infância de Brasfemes
A figura central do projecto é o Coelhinho Polo que circulou entre casa e escola, «levando e recebendo mensagens e tarefas que exploram várias competências das crianças e favorecem as relações entre a escola e a família a fim de optimizar as aprendizagens (no jardim-de-infância) e, mais especificamente, a aquisição de competências linguísticas» explica a coordenadora do projecto, Graciete Franco Borges.
Os primeiros resultados de investigação-acção vão ser apresentados no International Congress on Education, Innovation and Learning Technologies, a decorrer em Barcelona, de 23 a 25 de Julho.
O coelhinho Polo «nasceu» na Bélgica
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