quinta-feira, 23 de outubro de 2014

A Ciência na educação pré-escolar

A Ciência na educação pré-escolar

Estudo apresentado amanhã em Lisboa

2014-10-20
Filomena Gaspar da Universidade de Coimbra é co-autora do estudo
Filomena Gaspar da Universidade de Coimbra é co-autora do estudo
Sabia que há boas práticas de promoção da literacia científica nos jardins de infância portugueses, entre as quais “Observatório de caracóis”, “Viagem ao mundo da luz”, “Crescemos… como as plantas!” ou “Porque é que aqui não cai neve?”?
Esta é uma das conclusões do estudo A Ciência na Educação pré-escolar que a Fundação Francisco Manuel dos Santos apresenta amanhã, pelas 17h30, no Instituto Camões, em Lisboa.

Na sessão, que contará com a presença de Filomena Gaspar, professora da Faculdade de Psicologia e de Ciência da Educação, especialista em Educação de infância e educação familiar, e co-autora do estudo, Lúcia Santos, presidente da APEI, e Carlos Fiolhais, coordenador da área de Conhecimento da Fundação Francisco Manuel dos Santos, debater-se-á o modo como os educadores de infância portugueses promovem a literacia científica nas crianças, identificando-se as características de uma sala ‘amiga’ das ciências, as necessidades de formação dos educadores nesta área, e focando-se ainda as boas práticas de promoção da ‘literacia científica’ – aspectos abordados no estudo.

Entre as conclusões a apresentar, destaque para a qualidade média das salas de jardim de infância em termos de promoção da literacia científica havendo, no entanto, necessidade de melhoria em aspectos relacionados com a organização do ambiente educativo e a organização do currículo.

Destaque para a qualidade média das salas de jardim de infância
Destaque para a qualidade média das salas de jardim de infância
De referir ainda que os educadores beneficiariam de formação específica, nomeadamente de formação em contexto, isto é, directamente relacionada com as suas práticas, que valorize a integração de conhecimentos, atitudes e competências científicas nos currículos que criam com as crianças.

O estudo revela ainda a existência de uma atitude positiva face à promoção da literacia científica por parte dos educadores que participaram no estudo, o que vem, no entender das investigadoras, contrariar a ideia ainda recorrente de o jardim de infância é apenas um espaço para entreter as crianças de forma agradável, ou, no extremo oposto, um espaço para iniciar a pré-escolarização, assim como contribuir para mostrar que a maioria dos educadores de infância são construtores de contextos e interacções que visam a apropriação, pela criança, de "ferramentas" de pensamento, incluindo os processos e linguagem científicos.

Sabia que?
 As nossas salas de jardim de infância apresentam uma qualidade média para a promoção da literacia científica das crianças?

40% das salas de jardim de infância não têm uma área das Ciências?

A Geologia e a Química são os conteúdos menos abordados pelos educadores de infância, juntamente com a Meteorologia, a Física, a Biologia e a História?

As nossas salas de jardim de infância são mais amigas da Matemática que das Ciências?
2014-10-22
23:07
A minha experiência nesta área leva-me a deduzir que os educadores gostam bastante de implementar atividades práticas e experimentais, apenas sentem algum receio de errar no procedimento, nas explicações científicas ... Penso que a formação contínua tem mesmo que ser realizada para que sintam mais à vontade com os temas científicos (muitos fenómenos do dia a dia. O MEC deveria ser o primeiro a Motivar e a Valorizar os educadores para esta área do saber. Uma educação em ciências desde cedo é fundamental, uma vez que as crianças desenvolvem capacidades de resolver problemas por si próprias. Eshach (2006) aponta várias
razões para a importância da educação em ciências nos primeiros anos de vida:
 As crianças gostam naturalmente de observar e tentar interpretar a natureza e os fenómenos que observam no seu dia a dia;
 A educação em ciências contribui para uma imagem positiva e refletida acerca da ciência;
 Uma exposição precoce a fenómenos científicos favorece uma melhor compreensão dos conceitos apresentados mais tarde, no ensino básico;
 A utilização de uma linguagem cientificamente adequada com crianças pequenas pode influenciar o desenvolvimento de conceitos científicos;
 As crianças são capazes de compreender alguns conceitos científicos elementares e pensar cientificamente;
 A educação em ciências favorece o desenvolvimento da capacidade de pensar
cientificamente.
Ao viverem situações diversificadas no seu dia a dia, é despertado nas crianças o interesse e a curiosidade pela exploração do mundo que as rodeia, neste sentido, devem ser proporcionadas aprendizagens ao nível do conhecimento do mundo que fomentem o interesse pela ciência, construindo assim, desde cedo, uma imagem positiva deste domínio.

Sem comentários:

Enviar um comentário