A Ciência na educação pré-escolar
Estudo apresentado amanhã em Lisboa
2014-10-20
Filomena Gaspar da Universidade de Coimbra é co-autora do estudo
Esta é uma das conclusões do estudo A Ciência na Educação pré-escolar que a Fundação Francisco Manuel dos Santos apresenta amanhã, pelas 17h30, no Instituto Camões, em Lisboa.
Na sessão, que contará com a presença de Filomena Gaspar, professora da Faculdade de Psicologia e de Ciência da Educação, especialista em Educação de infância e educação familiar, e co-autora do estudo, Lúcia Santos, presidente da APEI, e Carlos Fiolhais, coordenador da área de Conhecimento da Fundação Francisco Manuel dos Santos, debater-se-á o modo como os educadores de infância portugueses promovem a literacia científica nas crianças, identificando-se as características de uma sala ‘amiga’ das ciências, as necessidades de formação dos educadores nesta área, e focando-se ainda as boas práticas de promoção da ‘literacia científica’ – aspectos abordados no estudo.
Entre as conclusões a apresentar, destaque para a qualidade média das salas de jardim de infância em termos de promoção da literacia científica havendo, no entanto, necessidade de melhoria em aspectos relacionados com a organização do ambiente educativo e a organização do currículo.
De referir ainda que os educadores beneficiariam de formação específica, nomeadamente de formação em contexto, isto é, directamente relacionada com as suas práticas, que valorize a integração de conhecimentos, atitudes e competências científicas nos currículos que criam com as crianças.
O estudo revela ainda a existência de uma atitude positiva face à promoção da literacia científica por parte dos educadores que participaram no estudo, o que vem, no entender das investigadoras, contrariar a ideia ainda recorrente de o jardim de infância é apenas um espaço para entreter as crianças de forma agradável, ou, no extremo oposto, um espaço para iniciar a pré-escolarização, assim como contribuir para mostrar que a maioria dos educadores de infância são construtores de contextos e interacções que visam a apropriação, pela criança, de "ferramentas" de pensamento, incluindo os processos e linguagem científicos.
A Geologia e a Química são os conteúdos menos abordados pelos educadores de infância, juntamente com a Meteorologia, a Física, a Biologia e a História?
As nossas salas de jardim de infância são mais amigas da Matemática que das Ciências?
Na sessão, que contará com a presença de Filomena Gaspar, professora da Faculdade de Psicologia e de Ciência da Educação, especialista em Educação de infância e educação familiar, e co-autora do estudo, Lúcia Santos, presidente da APEI, e Carlos Fiolhais, coordenador da área de Conhecimento da Fundação Francisco Manuel dos Santos, debater-se-á o modo como os educadores de infância portugueses promovem a literacia científica nas crianças, identificando-se as características de uma sala ‘amiga’ das ciências, as necessidades de formação dos educadores nesta área, e focando-se ainda as boas práticas de promoção da ‘literacia científica’ – aspectos abordados no estudo.
Entre as conclusões a apresentar, destaque para a qualidade média das salas de jardim de infância em termos de promoção da literacia científica havendo, no entanto, necessidade de melhoria em aspectos relacionados com a organização do ambiente educativo e a organização do currículo.
Destaque para a qualidade média das salas de jardim de infância
O estudo revela ainda a existência de uma atitude positiva face à promoção da literacia científica por parte dos educadores que participaram no estudo, o que vem, no entender das investigadoras, contrariar a ideia ainda recorrente de o jardim de infância é apenas um espaço para entreter as crianças de forma agradável, ou, no extremo oposto, um espaço para iniciar a pré-escolarização, assim como contribuir para mostrar que a maioria dos educadores de infância são construtores de contextos e interacções que visam a apropriação, pela criança, de "ferramentas" de pensamento, incluindo os processos e linguagem científicos.
Sabia que?
As nossas salas de jardim de infância apresentam uma qualidade média para a promoção da literacia científica das crianças?
40% das salas de jardim de infância não têm uma área das Ciências?
40% das salas de jardim de infância não têm uma área das Ciências?
A Geologia e a Química são os conteúdos menos abordados pelos educadores de infância, juntamente com a Meteorologia, a Física, a Biologia e a História?
As nossas salas de jardim de infância são mais amigas da Matemática que das Ciências?
23:07
razões para a importância da educação em ciências nos primeiros anos de vida:
As crianças gostam naturalmente de observar e tentar interpretar a natureza e os fenómenos que observam no seu dia a dia;
A educação em ciências contribui para uma imagem positiva e refletida acerca da ciência;
Uma exposição precoce a fenómenos científicos favorece uma melhor compreensão dos conceitos apresentados mais tarde, no ensino básico;
A utilização de uma linguagem cientificamente adequada com crianças pequenas pode influenciar o desenvolvimento de conceitos científicos;
As crianças são capazes de compreender alguns conceitos científicos elementares e pensar cientificamente;
A educação em ciências favorece o desenvolvimento da capacidade de pensar
cientificamente.
Ao viverem situações diversificadas no seu dia a dia, é despertado nas crianças o interesse e a curiosidade pela exploração do mundo que as rodeia, neste sentido, devem ser proporcionadas aprendizagens ao nível do conhecimento do mundo que fomentem o interesse pela ciência, construindo assim, desde cedo, uma imagem positiva deste domínio.