Por que a Pedagogia Waldorf constrói a aprendizagem
de maneira adequada à natureza infantil?
Patricia Fonseca - Pedagoga e Psicomotricista

Inscreva-se em nosso site e receba informações sobre os trabalhos da Biblioteca:
“A rotina da vida escolar da criança até 6 anos de idade é por meio da
imagem , da música, dos contos de fadas, do desenho, do brincar
espontâneo, do trabalho corporal (ritmo), tudo isso vinculados a Natureza,
em um grande quintal sensorial, onde o vento, o Sol, a água, a terra, as
plantas e os animais e até mesmo a Lua e os astros são recursos
indispensáveis neste período da infância.”
Algumas crianças, hoje em dia, não conseguem se ajustar às exigências da vida moderna e apresentar resultados positivos dentro da sala de aula,mesmo possuindo uma inteligência adequada.
Educadores, professores , terapeutas, pais e mães necessitam mudar a forma de observar, de se relacionar e de entender as crianças e o seu processo de aprendizagem.
Por que a Pedagogia Waldorf constrói a aprendizagem de maneira adequada à natureza infantil?
Porque em uma escola Waldorf a aprendizagem dá-se paulatinamente, respeitando rigorosamente o desenvolvimento infantil das faixas etárias e se ajusta metodologica e didaticamente ao princípio regulador da aprendizagem, a pesquisa espontânea da criança por meio do brincar.
O processo da aprendizagem tem início no conhecimento e amadurecimento corporal (noção de corpo, tonicidade), ampliando-se para o domínio do ambiente espacial (estruturação espaço-temporal e equilibração ), e representando-se nas capacidades de leitura, escrita e matemática.
O conteudo escolar exigido pelo MEC é cultivado pela escola Waldorf ao longo de todos os anos escolares da seguinte maneira
Pelo fazer integrado e consciente das várias atividades corporais e manuais, da cultura , do artesanato e do cultivo da Natureza e dos trabalhos primordiais do Ser Humano.
Pelo sentir através da produção e apreciação das diversas linguagens, das artes plásticas, musicais e cênicas.
Pelo pensar, cultivado desde a imaginação dos contos de fadas até o rigoroso processo abstrato-científico próprio do ensino médio.
Vamos falar do processo de aprendizagem das crianças até 5 anos de idade :
Se atentarmos para a criança, em essência, ela é um ser imitador, é um ser sensorial anímico que, de uma maneira corpórea, está entregue ao ambiente que a circunda.
Então teremos que nos atentar essencialmente para que, nesta fase da vida, portanto, até à troca dos dentes, tudo atue “verdadeiramente” no ambiente que a circunda, de modo que a criança possa assimilar sensorialmente e elaborar em si tudo que vê , sente, toca, cheira e come.
Por isso, temos que considerar na estrutura pedagógica-didática todo este órgão sensorial , que é a base inicial para a vida futura da criança enquanto ser humano .
Portanto, o sistema rítmico biológico do corpo da criança, principalmente o sistema respiratório e o sistema circulatório, o que faz parte do ritmo regulador da nutrição. é o que predomina organicamente, e trata-se de orientar todo o ensino de maneira rítmica, de que o próprio professor seja, em si, um indivíduo com pendores para perceber este ritmo corporal de cada criança, de modo que na sala de aula reine este ritmo e compasso orgânico-sensorial .
Isto significa que, naquilo que empreendermos com a criança, naquilo que a criança deva fazer, precisamos fazer com ritmo predominando o sentir e a imagem. E, em tudo o que se desenrola entre o professor e a criança precisa reinar a música, o ritmo, o compasso e a melodia .
Já que o corpo da criança, até mesmo a sua troca de dentes, é de forma sensorial (físico-químico) , exige que o professor tenha, em si próprio, uma espécie de musicalidade, musicalidade em toda a sua vida pedagógica-didática.
Por isso que a rotina da vida escolar da criança até 6 anos de idade é por meio da imagem , da música, dos contos de fadas, do desenho, do brincar espontâneo, do trabalho corporal (ritmo), tudo isso vinculados a Natureza, em um grande quintal sensorial, onde o vento, o Sol, a água, a terra, as plantas e os animais e até mesmo a Lua e os astros são recursos indispensáveis neste período da infância.
- See more at: http://www.antroposofy.com.br/wordpress/por-que-a-pedagogia-waldorf-constroi-a-aprendizagem-de-maneira-adequada-a-natureza-infantil/#sthash.AKPI1vWQ.dpuf
Sem comentários:
Enviar um comentário