A Educação Pré-Escolar como Contexto Inclusivo
Posted 27 de Março de 2010
on:
A Lei-Quadro da Educação Pré-Escolar estabelece como princípio geral que a“educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da acção educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita relação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário” (Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar).
Sendo a inclusão uma temática em processo de construção de um novo tipo de sociedade, através de transformações, pequenas e grandes, nos ambientes físicos (espaços internos e externos, equipamentos, aparelhos e utensílios mobiliário e meios de transporte) e na mentalidade de todas as pessoas, colocamos no blog um artigo da autoria de Joana Afonso “A Educação Pré-Escolar como contexto Inclusivo: Alemanha, França, Hungria, Portugal e Suécia” que resulta de um trabalho de investigação no Projecto Internacional “Early childhood education in inclusive seetings”.
Sendo a inclusão uma temática em processo de construção de um novo tipo de sociedade, através de transformações, pequenas e grandes, nos ambientes físicos (espaços internos e externos, equipamentos, aparelhos e utensílios mobiliário e meios de transporte) e na mentalidade de todas as pessoas, colocamos no blog um artigo da autoria de Joana Afonso “A Educação Pré-Escolar como contexto Inclusivo: Alemanha, França, Hungria, Portugal e Suécia” que resulta de um trabalho de investigação no Projecto Internacional “Early childhood education in inclusive seetings”.
“Joana Afonso nasceu em 1982 em Arcos de Valdevez, onde estudou até completar o 12º ano de escolaridade. Posteriormente prosseguiu os estudos na Universidade do Minho, concluindo a Licenciatura em Educação de Infância. Depois de exercer a profissão durante um ano, enveredou pelo Mestrado em Intervenção Educativa Precoce na mesma universidade. Surgiu-lhe então uma oportunidade fascinante e iniciou um trabalho de investigação no projecto internacional “Early childhood education in inclusive seetings”, no qual teve oportunidade de acompanhar a educação pré-escolar inclusiva em cinco países europeus: Alemanha, França, Hungria, Portugal e Suécia. Concluiu o Mestrado, utilizando esta experiência para a dissertação final comparando e descrevendo as diferentes realidades. Neste momento enconta-se a trabalhar na Equipa de Intervenção Precoce do Centro de Apoio Psicopedagógico do Funchal.”
Sem comentários:
Enviar um comentário