domingo, 29 de junho de 2014

INCLUSÃO: DISLEXIA: INFORMAÇÕES PARA PROFESSORES

INCLUSÃO: DISLEXIA: INFORMAÇÕES PARA PROFESSORES

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DISLEXIA: INFORMAÇÕES PARA PROFESSORES
Um professor bem informado poderá identificar alguns sinais de dislexia, no ambiente escolar, e ajudar no encaminhamento deste aluno para um diagnóstico adequado. Entre estas informações podemos citar:
- a escola deve chamar os pais e perguntar pela história familiar do aluno vendo se nesta se evidencia problemas de leitura e de escrita entre os familiares;
- observar se o aluno reluta, nega-se ou é lento em realizar atividades na sala de aula e nos temas para casa mas isto não acontece em atividades livres no pátio e outras que não exijam leitura e escrita;
- se o aluno necessita de mediação constante, por parte do professor, para terminar uma atividade;
- dificuldade para associar fonema e grafema e para trabalhar com rimas;
- dificuldade em ler palavras monossílabas e de soletrar palavras mesmo que sejam dissílabas simples;
- recusa-se a ler em voz alta, ficando nervoso, trémulo, com o rosto vermelho e as mãos suadas;
- se apresenta lentidão para aprender a ler e tem dificuldades em lembrar a  ortografia correta das palavras, onde os erros ortográficos são frequentes, mesmo tendo escrito a palavra momentos antes;
- dificuldades em ler encontros vocálicos. No início da alfabetização, custa a aprender os encontros vocálicos mesmo que o professor tente diversas estratégias de apresentação;
- confunde sons foneticamente semelhantes e grafia semelhantes;
- omite letras e sílabas em uma palavra;
- adição de sílabas em uma palavra;
- tentativa de substituir palavras difíceis em uma sentença por outra mais fácil;
- não consegue realizar suas atividades no tempo previsto;
- ao ler um texto tenta adivinhar as palavras;
- pode apresentar disgrafia;
- as frases são mais estruturadas, sem separação adequada entre as palavras, com sílabas sem ligamento e ausência de pontuação e quebra de linha;
- a leitura é silábica;
- observar se o aluno não tem problemas com a autoestima. Muitas vezes, problemas emocionais geram sintomas iguais ao da dislexia pois, em atividades de leitura e escrita, o aluno tem um “branco” e, em atividades lúdicas sem pressão, tem um ótimo rendimento em leitura e escrita;
- dificuldades em lembrar de palavras em um relato e refere-se a objetos e situações como “aquela coisa”;
- costuma ler uma palavra em um dia e não reconhece no outro;
- trocas frequentes entre P/B, T/D, F/V, C/G, X/CH, J/G, a/e< m/n, u/n, o/e. p/q.
A dislexia afeta a leitura, escrita e soletração e pode causar outras dificuldades como problemas de direcionalidade (esquerda e direita), nas dimensões (distâncias, espaços, tamanhos, valores), disgrafia, discalculia e memória.
Ela não é uma doença, e sim, um distúrbio cujo sintomas variam em diferentes graus em indivíduos com inteligência normal e descartado problemas visuais, auditivos e emocionais que geram sintomas parecidos com o a dislexia.

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