Tabela desenvolvimento da criança dos 0 meses aos 10 anos de idadePrincipais fases do desenvolvimento cognitivo da criança.
A criança deve atravessar cada estádio de desenvolvimento segundo uma
sequência regular, ou seja, os estádios de desenvolvimento cognitivo são sequenciais.
Se a criança não for estimulada ou motivada no devido momento, ela não conseguirá
superar o atraso do seu desenvolvimento.
Afinal, o desenvolvimento infantil dá-se à medida que a criança vai crescendo
e vai se desenvolvendo de acordo com os meios onde vive e os estímulos deles
recebidos.
Aspetos do desenvolvimento da criança dos 0 aos 10 anos de idade:
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15 dias |
Entre 1 e 2 meses: predomínio do tónus flexor, assimetria postural e preensão
reflexa.
Reflexos:
- Apoio plantar, sucção e preensão palmar: desaparecem até o 6º mês.
- Preensão dos artelhos (tornozelo): desaparece até o 11º mês.
- Reflexo cutâneo plantar: obtido pelo estímulo da porção lateral do pé. No
- recém-nascido, desencadeia extensão do dedo grande do pé. A partir do
- 13º mês, ocorre flexão do dedo grande do pé. A partir desta idade,
- a extensão é patológica.
- Reflexo de Moro: medido pelo procedimento de segurar a criança pelas mãos
- e liberar bruscamente os seus braços. Deve ser sempre simétrico. É incompleto
- a partir do 3º mês e não deve existir a partir do 6º mês.
- Reflexo tónico-cervical: rotação da cabeça para um lado, com consequente
- extensão
- do membro superior e inferior do lado facial e flexão dos membros contra laterais.
- A atividade é realizada bilateralmente e deve ser simétrica. Desaparece até
- ao 3º mês.
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1 mês de idade |
- Entre 1 e 2 meses: melhor percepção de um rosto, medida com base na distância
- entre o bebé e o seio materno.
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2 meses de idade
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- Entre 2 e 3 meses: sorriso social.
- Entre 2 e 4 meses: bebé fica de bruços, levanta a cabeça e os ombros.
- Em torno de 2 meses: inicia-se a ampliação do seu campo de visão (o bebé
- visualiza e segue objetos com o olhar).
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4 meses de idade |
- Aos 4 meses: preensão voluntária das mãos.
- Entre 4 a 6 meses: o bebê vira a cabeça na direção de uma voz ou de um objeto
- sonoro.
- Aos 3 meses: o bebé adquire a noção de profundidade.
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6 meses de idade |
- Em torno dos 6 meses: inicia-se a noção de “permanência do objeto”.*
- A partir do 7º mês: o bebé senta-se sem apoio.
- Entre 6 e 9 meses: o bebé arrasta-se, gatinha.
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9 meses de idade |
- Entre 9 meses e 1 ano: o bebé gatinha ou anda com apoio.
- Em torno do 10º mês: o bebé fica em pé sem apoio.
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12 meses de idade |
- Entre 1 ano e 1 ano e 6 meses: o bebé anda sozinho.
- Em torno de 1 ano: o bebé possui a acuidade visual de um adulto.
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15 meses de idade |
- Entre 1 ano e 6 meses a 2 anos: o bebé corre ou sobe degraus baixos.
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2 anos de idade |
- Entre 2 e 3 anos: o bebé diz seu próprio nome e nomeia objetos como seus.
- Em torno dos 2 anos: o bebé reconhece-se no espelho e começa a brincar
- ao faz de conta (atividade que deve ser estimulada, pois auxilia no
- desenvolvimento cognitivo e emocional, ajudando a criança a lidar com
- ansiedades e conflitos e a elaborar regras sociais).
- Entre 2 e 3 anos: os pais devem começar aos poucos a retirar as fraldas
- ao bebé e a ensiná-lo a usar o pote.
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De 4 a 6 anos de idade |
- Entre 3 e 4 anos: a criança veste-se com auxílio.
- Entre 4 e 5 anos: a criança conta ou inventa pequenas histórias.
- O comportamento da criança é predominantemente egocêntrico; porém, com o
- passar do tempo, outras crianças começam a tornar-se importantes.
- A partir dos 6 anos: a criança passa a pensar com lógica, embora esta seja
- predominantemente concreta.
- A sua memória e a habilidade com a linguagem aumentam.
- Os seus ganhos cognitivos melhoram capacidade de tirar proveito da educação
- formal.
- Desenvolve-se a auto imagem, afetando sua auto estima.
- Os amigos assumem importância fundamental.
- A criança começa a compreender a constância de género. A segregação entre os
- géneros é muito frequente nesta idade (meninos “não se misturam” com
- meninas e vice-versa).
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De 7 a 9 anos de idade |
- A partir dos 7 anos: a criança começa a desenvolver o julgamento global de auto
- valor, integrando a sua auto percepção, “fechando” algumas ideias sobre quem
- ela é e como deve ser.
- A influência dos pares (amigos, colegas da mesma idade) adquire grande
- importância nesta etapa da vida, enquanto a influência dos pais diminui.
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10 anos de idade |
- A partir dos 10 anos: ocorrem mudanças relacionadas à puberdade e há um
- "esticão" no crescimento (primeiro nas meninas, por volta dos 11 anos,
- depois nos meninos, por volta dos 13 anos).
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Legenda:
* Noção de permanência do objeto: capacidade de perceber que os objetos
que estão fora do campo visual continuam a existir. Por volta dos 12 meses de idade,
esta habilidade está completamente desenvolvida na maioria dos bebés.
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