sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Tabela desenvolvimento da criança dos 0 meses aos 10 anos de idade

Tabela desenvolvimento da criança dos 0 meses aos 10 anos de idadePrincipais fases do desenvolvimento cognitivo da criança.












A criança deve atravessar cada estádio de desenvolvimento segundo uma 
sequência regular, ou seja, os estádios de desenvolvimento cognitivo são sequenciais.
Se a criança não for estimulada ou motivada no devido momento, ela não conseguirá
 superar o atraso do seu desenvolvimento.
Afinal, o desenvolvimento infantil dá-se à medida que a criança vai crescendo
 e vai se desenvolvendo de acordo com os meios onde vive e os estímulos deles 
recebidos.
Aspetos do desenvolvimento da criança dos 0 aos 10 anos de idade:
15 dias
    Entre 1 e 2 meses: predomínio do tónus flexor, assimetria postural e preensão 
    reflexa.
    Reflexos:
    • Apoio plantar, sucção e preensão palmar: desaparecem até o 6º mês.
    • Preensão dos artelhos (tornozelo): desaparece até o 11º mês.
    • Reflexo cutâneo plantar: obtido pelo estímulo da porção lateral do pé. No 
    • recém-nascido, desencadeia extensão do dedo grande do pé. A partir do 
    • 13º mês, ocorre flexão do dedo grande do pé. A partir desta idade, 
    • a extensão é patológica.
    • Reflexo de Moro: medido pelo procedimento de segurar a criança pelas mãos
    •  e liberar bruscamente os seus braços. Deve ser sempre simétrico. É incompleto
    •  a partir do 3º mês e não deve existir a partir do 6º mês.
    • Reflexo tónico-cervical: rotação da cabeça para um lado, com consequente
    •  extensão 
    • do membro superior e inferior do lado facial e flexão dos membros contra laterais. 
    • A atividade é realizada bilateralmente e deve ser simétrica. Desaparece até 
    • ao 3º mês.
1 mês de idade
  • Entre 1 e 2 meses: melhor percepção de um rosto, medida com base na distância
  •  entre o bebé e o seio materno.
2 meses de idade
  • Entre 2 e 3 meses: sorriso social.
  • Entre 2 e 4 meses: bebé fica de bruços, levanta a cabeça e os ombros.
  • Em torno de 2 meses: inicia-se a ampliação do seu campo de visão (o bebé 
  • visualiza e segue objetos com o olhar).
4 meses de idade 
  • Aos 4 meses: preensão voluntária das mãos.
  • Entre 4 a 6 meses: o bebê vira a cabeça na direção de uma voz ou de um objeto
  •  sonoro.
  • Aos 3 meses: o bebé adquire a noção de profundidade.
6 meses de idade 
  • Em torno dos 6 meses: inicia-se a noção de “permanência do objeto”.*
  • A partir do 7º mês: o bebé senta-se sem apoio.
  • Entre 6 e 9 meses: o bebé arrasta-se, gatinha.
9 meses de idade 
  • Entre 9 meses e 1 ano: o bebé gatinha ou anda com apoio.
  • Em torno do 10º mês: o bebé fica em pé sem apoio.
12 meses de idade 
  • Entre 1 ano e 1 ano e 6 meses: o bebé anda sozinho.
  • Em torno de 1 ano: o bebé possui a acuidade visual de um adulto.
15 meses de idade 
  • Entre 1 ano e 6 meses a 2 anos: o bebé corre ou sobe degraus baixos.
2 anos de idade 
  • Entre 2 e 3 anos: o bebé diz seu próprio nome e nomeia objetos como seus.
  • Em torno dos 2 anos: o bebé reconhece-se no espelho e começa a brincar
  •  ao faz de conta (atividade que deve ser estimulada, pois auxilia no 
  • desenvolvimento cognitivo e emocional, ajudando a criança a lidar com 
  • ansiedades e conflitos e a elaborar regras sociais).
  • Entre 2 e 3 anos: os pais devem começar aos poucos a retirar as fraldas 
  • ao bebé e a ensiná-lo a usar o pote.
De 4 a 6 anos de idade 
  • Entre 3 e 4 anos: a criança veste-se com auxílio.
  • Entre 4 e 5 anos: a criança conta ou inventa pequenas histórias.
  • O comportamento da criança é predominantemente egocêntrico; porém, com o 
  • passar do tempo, outras crianças começam a tornar-se importantes.
  • A partir dos 6 anos: a criança passa a pensar com lógica, embora esta seja
  •  predominantemente concreta.
  • A sua memória e a habilidade com a linguagem aumentam.
  • Os seus ganhos cognitivos melhoram capacidade de tirar proveito da educação 
  • formal. 
  • Desenvolve-se a auto imagem, afetando sua auto estima.
  • Os amigos assumem importância fundamental.
  • A criança começa a compreender a constância de género. A segregação entre os
  •  géneros é muito frequente nesta idade (meninos “não se misturam” com
  •  meninas e vice-versa).
De 7 a 9 anos de idade 
  • A partir dos 7 anos: a criança começa a desenvolver o julgamento global de auto
  •  valor, integrando a sua auto percepção, “fechando” algumas ideias sobre quem
  •  ela é e como deve ser.
  • A influência dos pares (amigos, colegas da mesma idade) adquire grande
  •  importância nesta etapa da vida, enquanto a influência dos pais diminui.
10 anos de idade 
  • A partir dos 10 anos: ocorrem mudanças relacionadas à puberdade e há um
  •  "esticão" no crescimento (primeiro nas meninas, por volta dos 11 anos,
  •  depois nos meninos, por volta dos 13 anos).


Legenda:
* Noção de permanência do objeto: capacidade de perceber que os objetos
que estão fora do campo visual continuam a existir. Por volta dos 12 meses de idade,
 esta habilidade está completamente desenvolvida na maioria dos bebés.

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